Medo e ganância movem o mercado financeiro da ilusão

22

É impossível descartar o caráter emocional quando se trata de finanças pessoais. Segundo o consultor financeiro André Massaro, em seu livro “Liberdade Financeira”, publicado pelo selo Academia, da Editora Planeta, as decisões sobre o dinheiro, geralmente, são movidas por medo ou ganância. Estes sentimentos podem fazer com que pessoas mal-intencionadas se aproveitem financeiramente das outras.

Liberdade Financeira
Liberdade Financeira

O medo: quando estão endividadas, as pessoas não querem perder o crédito, a reputação e o respeito por si mesmas. Isso faz com que soluções rápidas (e traiçoeiras) pareçam a única saída. Serviços como limpar o nome de forma fácil e gratuita (o que não existe e pode, claramente, ser um processo criminoso) ou oferta de empréstimos facilitados, geralmente acompanhados de um primeiro depósito e o sumiço da empresa, estão entre os golpes praticados por pessoas de má fé.

Ganância: a disputa por mais dinheiro, por ser o melhor sucedido entre os amigos sempre é uma fórmula para o desastre. As inúmeras chamadas (que são de fato bastante atrativas, sedutoras e fortes) dos sistemas de pirâmide para ganhar dinheiro prometem retornos irreais e trazem um gasto que pode colocar tudo a perder.

Por medo ou por ganância, as dívidas aparecem, ficam maiores e as promessas são ilusórias. Não há fórmula mágica, mas é possível aprender a controlar o seu dinheiro com boas escolhas. André Massaro, economista e colunista de finanças do Portal Exame e da Rádio Jovem Pan, explica em sua obra “Liberdade Financeira” como sermos livres para gastar nossos recursos com decisões que não serão furadas.

Sinopse: Longe daquelas fórmulas incríveis de como controlar a vida financeira, das explicações dos juros do cheque especial, ou mesmo das investidas sobre como o pensamento positivo atrai prosperidade, André Massaro defende que que só é possível cuidar bem do dinheiro quando se tem o controle dele: controlar, multiplicar e desenvolver o dinheiro para ter a vida que deseja. O autor argumenta que a forma como as pessoas utilizam os seus recursos (todos os recursos – não só o dinheiro) define o seu caminho e o destino. A liberdade pessoal depende das boas decisões e do bom uso dos recursos. No livro, o especialista ensina como desenvolver esses recursos – principalmente os financeiros – para obter uma vida plena e de sucesso, atingindo os objetivos pessoais de maneira prática e eficaz.

Sobre o autor: André Massaro é um especialista no tema. Graduado em Administração e pós-graduado em Economia, é autor de livros sobre finanças e investimentos, palestrante, professor e consultor. É colunista de Finanças do Portal EXAME e da Rádio Jovem Pan. Atua como professor de Finanças da B3 Educação, é coordenador do Grupo de Excelência em Administração Financeira do CRA-SP e diretor e instrutor da BlueQuant Educação Executiva. Em sua carreira, já foi consultor de grandes empresas, como Ambev, Atacadão, Banco do Brasil (PREVI), Bayer, Carrefour, Volkswagen, Volvo, Grupo Votorantim, entre muitas outras.

Ficha Técnica:
Título
: Liberdade Financeira – Livre-se das dívidas e faça o seu dinheiro trabalhar para você
Autor: André Massaro
Editora: Selo Academia, Editora Planeta
Páginas:192 páginas
Preço: R$ 39,90
Link para venda: http://bit.ly/liberdadefinanceiravenda