Lucro da Marcopolo dispara no 2° Trimestre

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Receita líquida consolidada de R$ 2,04 bilhões representa crescimento de 9,9% no primeiro semestre desse ano em relação ao mesmo período de 2018

JESSICA MARQUES

A Marcopolo informou nesta segunda-feira, 05 de agosto de 2019, que registrou um aumento de 52,5% em vendas no mercado interno. Com receita líquida consolidada de R$ 2,040 bilhões, a encarroçadora também cresceu 9,9% no primeiro semestre desse ano em relação ao mesmo período de 2018 (R$ 1,856 bilhão).

No mesmo período, o lucro líquido atingiu R$ 117,9 milhões, com elevação de 117,1%, também conforme informado pela empresa, em nota.

Por sua vez, a produção mundial da Marcopolo cresceu 13,2%, atingindo 7.837 unidades fabricadas contra 6.922 no mesmo período do ano anterior.

As atividades nas unidades brasileiras também avançaram e passaram de 6.076 unidades para 6.875 unidades, também com incremento de 13,2%.

Os segmentos que mais cresceram foram os de micro-ônibus (57,2%) e dos veículos Volare (35,5%), ainda de acordo com informações divulgadas pela Marcopolo.

Segundo a encarroçadora, os resultados foram obtidos com os programas visando ainda maior produtividade, qualidade, satisfação total dos clientes e redução de custos de materiais, que proporcionaram a elevação da eficiência operacional e do lucro líquido.

Além disso, a produção da Marcopolo destinada ao mercado brasileiro avançou neste primeiro semestre 30,5% sobre os volumes fabricados no mesmo período que 2018, que já havia apresentado um crescimento bastante expressivo sobre 2017.

Apesar do crescimento ainda tímido da economia brasileira, a volta gradual da demanda por ônibus representa um desdobramento do represamento da renovação de frotas ocorrido entre 2015 a 2017, conforme informado pela empresa, em nota.

“Os resultados apresentados pela Marcopolo no primeiro semestre de 2019 reforçam a consistência do processo de recuperação do mercado interno, com aumento de volumes em todos os segmentos de negócio”, disse José Antonio Valiati, CFO (diretor executivo-financeiro) e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

A Marcopolo informou que os segmentos de micros e de modelos Volare foram os que mais cresceram. “Esse desempenho é resultado tanto das vendas para empresas privadas como pelas licitações. Em relação ao programa Caminho da Escola, a Marcopolo forneceu 1.314 unidades no primeiro semestre de 2019.”

EXPORTAÇÕES

Nas exportações, o segmento de rodoviários apresentou o melhor desempenho. Mesmo com queda de vendas para a Argentina, o segmento mostrou crescimento de 25,5% em volumes no semestre.

As vendas de urbanos para o mercado externo apresentaram retração trimestral especialmente em função da forte base estabelecida no primeiro semestre de 2018, quando as vendas para o continente africano foram destaque.

“A expectativa é de uma recuperação das exportações a partir do fim do terceiro trimestre deste ano, com o segmento de rodoviários mostrando ainda melhores resultados. No mix de vendas do segundo trimestre deste ano, a queda das exportações acabou prejudicando margens“, informou a Marcopolo.

Os destaques continuam sendo as operações do México e a Colômbia, que cresceram 90,8% (750 unidades contra 397) e 26,9% (754 unidades contra 594), respectivamente.

“A unidade mexicana é beneficiada pelo bom momento do mercado local, com volumes crescentes e um mix voltado a produtos de maior valor agregado. Na Colômbia, a Superpolo mantém o cronograma de entregas para a renovação da frota de Bogotá, trocando modelos urbanos simples por ônibus articulados”, informou a Marcopolo.

Por outro lado, a empresa avalia que o encerramento das operações da Metalpar e a queda substancial de vendas da Metalsur continuam afetando o desempenho na Argentina.

70 ANOS

O balanço foi divulgado um dia antes de a Marcopolo comemorar 70 anos do início das atividades na fabricação de carrocerias de ônibus.

Fundada no dia 6 de agosto, de 1949, a Marcopolo foi uma das primeiras indústrias brasileiras a fabricar carrocerias para ônibus.

A presença no mercado internacional teve início em 1961, com as primeiras exportações para o Uruguai.

Atualmente, a Marcopolo possui unidades fabris em nove países, exporta seus produtos para cerca de outros 120 em todo o mundo e superou a marca de 420 mil unidades fabricadas.

RANKING

A produção de carrocerias de ônibus aumentou 22,4% no Brasil no primeiro semestre de 2019. Os dados foram enviados pela Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus).

A Marcopolo atualmente ocupa o segundo lugar no ranking de produção.

Fonte: Diário do Transporte