5 formas para ficar rico rapidamente que talvez você não saiba

95

Alcançar a independência financeiro é o desejo de todos, nesse artigo podemos ajuda-lo a alcançá-la de maneira simples e descomplicada.

São diversas as formas procuradas: como ficar rico sem trabalhar, ficar rico na internet, livros que contam a história de pessoas pobres que ficaram ricas e até absurdos como fazer um pacto para ficar rico.

O que as pessoas não sabem é que a receita básica para alcançar esse objetivo é muito mais simples e está ao alcance de todos.

Para ficar rica, uma pessoa não precisa de mágica ou sorte, mas de uma mudança de hábitos e ela se resume em 5 etapas:

  • Economizar dinheiro

  • Poupar dinheiro

  • Procurar novas fontes de renda

  • Substituir maus hábitos

  • Investir suas economias

Essa é a regra fundamental para quem sonha em ficar rico: de nada adianta ganhar muito dinheiro, se você gasta muito dinheiro. Para ficar rico é preciso poupar, aumentar sua renda e patrimônio, e ter controle para não gastar na mesma proporção que seu dinheiro cresce.

| Para ficar rico é preciso poupar, aumentar sua renda e não gastar o mesmo que ganha.
| Para ficar rico é preciso poupar, aumentar sua renda e não gastar o mesmo que ganha.

Então, veja a seguir as principais mudanças de hábitos que podem te ensinar como ficar rico.

Como ficar rico economizando dinheiro

O primeiro passo para ficar rico é óbvio: gerar mais dinheiro do que você gasta. E a maneira mais básica de fazer isso é tendo um bom controle financeiro e economizando. Para colocar isso em prática, você precisa conhecer bem a sua renda e as suas despesas.

Saber quanto você recebe após os descontos, quais são suas despesas fixas e avaliar onde é possível diminuir gastos é essencial.

Inicialmente, você pode pensar que economizar é muito difícil, mas com algumas mudanças básicas no dia a dia, você verá que pode sobrar bem mais no fim do mês:

  • Compare preços de diferentes supermercados e marcas.
  • Faça uma lista de compras e evite comprar produtos fora dela.
  • Tome cuidado com as falsas promoções e confira se o desconto realmente vale a pena.
  • Evite gastos desnecessários, como lanchinhos e sobremesas.
  • Não faça compras por impulso.
  • Compre à vista, ao invés de usar o cartão de crédito.
  • Avalie a possibilidade de pegar uma carona ou ir a pé para o trabalho.
  • Troque bares e baladas por reunir os amigos em casa.
  • Cancele assinaturas de serviços que você não utiliza.
  • Fique atento a taxas de bancos e procure por contas gratuitas e cartões sem anuidade.

Outra dica interessante é fixar limites para os gastos, como um valor máximo para gastar com lazer, roupas ou salão de beleza e barbearia, por exemplo. Assim, você se força a não gastar mais do que o necessário.

Como ficar rico poupando dinheiro

Poupar é diferente de economizar. E aprender a diferenciar essas duas etapas é um passo importantíssimo para transformar suas economias em algo realmente significativo.

Quando você economiza dinheiro, não necessariamente está poupando dinheiro. Pode ser que você economize em um dia e, no dia seguinte, gaste essa economia com outra coisa. Assim, você está economizando em algumas despesas, mas não está criando uma reserva financeira.

| Poupar dinheiro é uma forma direta e eficaz de aumentar seu patrimônio e ficar rico.
| Poupar dinheiro é uma forma direta e eficaz de aumentar seu patrimônio e ficar rico.

Por isso, depois de avaliar onde é possível economizar no dia a dia, você precisa aprender a poupar. Ou seja, guardar dinheiro efetivamente. Isso acontece quando você traça um planejamento financeiro e começa a poupar para alcançar um objetivo, seja ele a troca do carro, uma viagem ou a tão sonhada aposentadoria.

Uma forma interessante de começar a poupar é juntar dinheiro como se estivesse pagando uma conta.

Em vez de esperar que sobre dinheiro no fim do mês, você estabelece um valor mensal e o deposita em uma conta diferente da que você usa para os gastos do dia a dia, na mesma data em que paga suas contas principais. Assim, você torna sua poupança uma obrigação tão importante quanto qualquer despesa básica do seu orçamento.

A grana está curta e você não consegue poupar um valor considerável? Poupe uma quantia menor. Guarde, mesmo que um valor pequeno. Além de ter uma reserva financeira, você incorpora o hábito de poupar.

E mais uma dica: não se sabote. Programe aplicações automáticas logo que o salário cai na conta para não correr o risco de esquecer ou de gastar o dinheiro. Você pode fazer isso através de transferências programadas ou de investimentos que ofereçam essa possibilidade, como o Tesouro Direto, por exemplo.

Como ficar rico procurando novas fontes de renda

| Transformar seu conhecimento em dinheiro é uma das formas de ficar rico na internet.
| Transformar seu conhecimento em dinheiro é uma das formas de ficar rico na internet.

Agora vamos dar um passo além. Não se limite ao salário que você recebe todo mês. Pense em alternativas que possam te proporcionar um dinheiro extra e se tornar uma nova fonte de renda.

Isso não quer dizer que você tenha que arrumar um segundo emprego, mas que você pode transformar seu conhecimento em dinheiro. Pense em algo que você goste e saiba fazer, algo que você possa ensinar a outras pessoas ou coisas que você possa vender.

Algumas ideias que podem te ajudar nesse projeto são:

  • Vender produtos que você saiba fazer ou tenha o hábito de fazer por hobby.
  • Revender produtos que você tenha acesso fácil e tenham boa demanda no mercado.
  • Fazer trabalhos freelancer ou dar consultoria para outras empresas ou agências.
  • Dar aulas ou cursos ensinando algo que você tenha domínio.
  • Fazer um bazar com itens que você não usa mais.

Se você quer saber como ficar rico na internet, essa é uma excelente alternativa. Todas as ideias acima podem ser executadas com muito mais alcance, e chance de dar certo, se forem feitas através da internet.

Lembre-se sempre que o dinheiro adquirido tem um objetivo: aumentar seu patrimônio e te proporcionar mais qualidade de vida.

Portanto, muito cuidado para não aumentar seu custo de vida ou sair gastando na mesma proporção.

Como criar bons hábitos para ficar rico

| Diminua o tempo nas redes sociais e cultive hábitos que ajudem a produzir riqueza.
| Diminua o tempo nas redes sociais e cultive hábitos que ajudem a produzir riqueza.

Como falamos anteriormente, a grande chave para ficar rico é fazer uma mudança de hábitos. Mas você pode fazer muito mais do que, apenas, começar a economizar e poupar.

Comece a pensar como pessoas que ficaram ricas. Elas se preocupam com o dinheiro que conquistaram e com meios de multiplicá-lo.

Mais do que isso: pessoas ricas não perdem tempo com hábitos ruins, como procrastinar ou postergar compromissos. Ao invés disso, procuram utilizar seu tempo de forma produtiva.

Fuja do hábito de utilizar redes sociais o tempo todo ou assistir televisão por muito tempo. Esses hábitos, além de não agregarem muito, contribuem para que você perca o foco de tarefas que podem te ajudar a ficar rico.

Substitua esses hábitos por outros que possam te ajudar a produzir riqueza, como ler, aprender novas habilidades, aprimorar seu trabalho ou melhorar sua relação com o dinheiro.

Por exemplo: você já tentou conhecer um pouco mais sobre o mercado de investimentos e as opções que ele oferece? Este é um bom momento para começar.

Como ficar rico investindo suas economias

Esse é um ponto onde muitas pessoas ainda se perdem. Ganhar dinheiro é importante, mas cuidar dele é tão importante quanto. Dinheiro parado, com o tempo, se desvaloriza. Além de correr sérios riscos de sumir em gastos esporádicos.

| Para investir com segurança, é preciso estudar o mercado e as opções que ele oferece.
| Para investir com segurança, é preciso estudar o mercado e as opções que ele oferece.

O ideal é separar todo o dinheiro poupado da renda que você utiliza para pagar as contas do dia a dia. E engana-se quem acha que a melhor forma de fazer isso é na Caderneta de Poupança.

A caderneta oferece um rendimento tão baixo que é quase a mesma coisa que deixar dinheiro parado embaixo do colchão.

Por isso, é importante procurar investimentos que ofereçam rentabilidade acima da inflação.

É preciso ter cuidado com a procura por uma receita de como ficar rico rápido. Muitas pessoas acabam caindo em ciladas, como investimentos não regulamentados e muito arriscados, que prometem ganhos espetaculares, muitas vezes sem seguir uma lógica de mercado que pode ser analisada e prevista.

Investir com segurança depende de conhecer e estudar o mercado, contar com boas análises de investimentos e profissionais especializados, que possam te auxiliar nas decisões e em estratégias bem elaboradas e precisas.

Procure conhecer investimentos de Renda Fixa, como o Tesouro Direto e o CDB, opções mais avançadas como os Fundos Imobiliários e até mesmo entender como a Bolsa de Valores funciona. Assim, você conhecerá várias opções de investimento e poderá escolher aquelas que mais se encaixam em seu planejamento e objetivo.

Na Bolsa de Valores, você tem oportunidades tanto de curto e longo prazo e ainda pode ganhar dinheiro independentemente se o mercado está em alta ou em baixa. Buscando informação com quem realmente entende do assunto, você vai conhecer as melhores estratégias comprovadas para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores e se tornar um trader de sucesso.

Fonte: Toro Radar